quarta-feira, 27 de abril de 2016

Visita à Escola Pública de Ceilândia

     Olá, leitores e leitoras do nosso blog!

      Fizemos uma visita a uma escola pública que fica localizada na Guariroba, essa escola recebe também alunos do setor P.Sul e setor P.Norte, atende Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental ( até o 5° ano) sendo composta por 13 turmas pela manhã e 14 turmas à tarde.
     Conhecemos todos os espaços da escola.
     As salas, que são enfeitadas pelos próprios professores:



Os blocos são enfeitados com murais feitos pelas turmas, trabalhando datas comemorativas:



A escola possui uma horta utilizada para consumo das crianças:





A escola cria projetos para ensinar sobre como evitar doenças transmitidas por mosquitos:




Como a estrutura da escola está bastante devastada e o pátio possui um piso com riscos de acidente, a escola criou um projeto chamado “ Recreio Legal” em que há brinquedos para entreter as crianças, de modo a evitar que elas corram muito e sofram acidentes:



(Xadrez Humano)

As turmas revezam os dias da semana tendo, cada turma, dois dias para lazer (biblioteca, piscina, sala de vídeo e quadra):





     Nessa visita conhecemos projetos interessantes, vimos as dificuldades que os professores e gestores enfrentam e podemos conhecer um pouco melhor sobre a realidade ativa de um professor da rede pública de ensino do Brasil.


1 - Espaço Visitado:
1.1 - Construção Predial:
  • Confeccionado em lajes pré fabricados, com cobertura em telhas de cimento amianto, janelas e portas em aço, com aberturas de janelas em basculante, tendo sistemas elétricos e hidráulicos aparentes.
  • O espaço é composto de 3 (três) pavilhões em "U". Um pavilhão principal, com 3 (três) salas, onde funcionam: a secretaria, a diretoria e a sala dos professores e orientadores. Um pavilhão à esquerda, composto de banheiros femininos e 7 (sete) salas de aula. Um pavilhão à direita, composto de 7 (sete) salas de aula e banheiros masculino. Uma cozinha ao término do pavilhão.
  • Um pátio interno parte coberta, parte descoberta, contendo um parquinho e um espaço vivencial.
  • Ao redor da escola, ergue-se um muro de aproximadamente 2m (dois metros), contendo um portão principal, servindo de entrada e saída de alunos visitantes e professores.

2 - RELAÇÕES HUMANAS:
2.1 - São praticadas dentro e fora das salas de aulas, por meio dos professores, monitores, jovens educadores e orientadores educacionais, no sentido de melhorar o relacionamento pessoal e a melhoria do aprendizado de modo geral, através das seguintes prioridades:
  • Resolver conflitos internos e externos;
  • Evitar a indisciplina;
  • Evitar repetência;
  • Aprimorar o ensino;

3 -  Organização Escolar:
  • A EC 59, ouvindo os anseios da comunidade não optou por se organizar em Ciclos Pedagógicos;
3.1 - Organização do Tempo:
  • As turmas são distribuídas nos turnos matutino e vespertino, buscando atender a maior abrangência possível as necessidades dos educandos, seus ritmos e realidades.
3.2 - Coordenação Pedagógica:
  • Participação efetiva, prática e diferenciada, de maneira que todas as esferas da práxis desenvolvida, sejam relevantes para o êxito da ações educativas.
3.3 - Equipes Especializadas (EE) e Recursos e Orientação Educacional(OE):
  • Desenvolvem o trabalho intensificado em 3 (três) dimensões: prevenção, identificação e resolução de conflitos e/ou dificuldades encontradas, seja na disciplina, seja no aprendizado, seja na relação família escola.
3.4 - Monitores e Jovens Educadores:
  • Desempenham uma atuação focada no atendimento imediato do fato observado ou informado, tanto na representação dos alunos, quanto na disciplina, quanto na aprendizagem.

4 - Gestão Escolar:
4.1 - Localização:
  • A EC 59 de Ceilândia existe a 25 anos, está localizada na Nova Guariroba, para atender os educandos dessa comunidade e P-Sul/P-Norte. Alguns anos depois passou a abrigar alunos do Sol Nascente.
4.2 - Missão:
  • Ofertar uma educação pública gratuita, baseadas na LDBE, no seu artigo 32.
4.3 - Princípios Orientadores;
  • Desenvolver as habilidades e potencialidades do educando no aprendizado escolar geral;
  • Formar seres sociais e transformadores da sociedade;
  • Proporcionar ao aluno ambiente convidativo a aprendizagem;
  • Fomentar a divulgação do trabalho individual e coletivo da escola para a comunidade;
  • Fomentar nos educadores e funcionários, entusiasmo e tranquilidade, para construir uma escola de qualidade;
4.4 - Objetivos:
  • Aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos;
  • Transformar a escola em um local agradável;
  • Zelar pelo direito de inclusão dos portadores de necessidades especiais;
  • Aumentar a progressão escolar;
  • Desenvolver os discentes nas linguagens oral e escrita e no lógico matemático;
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora e a auto-estima dos alunos.
4.5 - Metas:
  • Realizar no 1o Bimestre diagnóstico dos alunos com baixo rendimento e aumentar o índice de aprovação;
  • Reduzir a ausência dos pais, através da conscientização nas reuniões entre pais e mestres;
  • Oferecer espaços para atividades lúdicas, jogos, gincanas, comemorações, brincadeiras, festividades e passeios;
  • Estimular os alunos a terem mais participação e responsabilidades tanto na escola, quanto fora dela.

5 - Projeto Político Pedagógico:
5.1 - Apresentação:
  • O PPP da EC 59, foi confeccionado a partir dos estudos, concepções, reflexões e avaliações dos profissionais que trabalham na instituição, juntamente com a participação da comunidade escolar, ao longo das atividades desenvolvidas em salas de aulas, dos encontros com os pais, das reuniões pedagógicas e de levantamentos de dados a partir de questionários elaborados. O PPP apresentado, não é um trabalho acabado, mas sim contínuo e flexível, podendo ser modificado de acordo com as necessidades individuais e coletivas dos que participaram e participarão. Almeja uma educação de qualidade atendendo as necessidades sociais e pedagógicas, baseia-se nos conceitos fundamentais da educação, considera as visões da sociedade onde está inserido e bi=usca formar um conjunto de medidas para formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
5.2 - Introdução:
  •  Propõe caminhos hora contínuos, hora inovadores, no dilema: " A escola que temos e a escola que queremos construir"
5.3 - Histórico da EC 59:
  • A EC 59, iniciou as atividades em 11/09/1989, com 11 turmas, num total de 354 alunos, tendo sido inaugurada em 29/09/1989, ampliando o atendimento para 17 turmas com alunos oriundos das EC 41 e 43).
5.4 - Realidade Contextual:
  • Desde seu surgimento até hoje a instituição procura cumprir sua função social, mesmo sabendo que certos fatores internos e externo afetam a realização total dos seu objetivo, pois encontra-se em uma comunidade multifacetada, complexa e diversificada, que vai desde alunos oriundos de famílias de baixa renda até outras que classe média, exigindo assim um trabalho diferenciado.
5.5 - Diagnóstico Escolar:


  • Desinteresse do aluno em sua própria educação;
  • Falta de perspectiva para o futuro;
  • Dificuldade em cumprir normas e regras;
  • Indisciplina, retenção e defasagem;
  • Incompreensão de valores importantes como: respeito aos outros e a si mesmo, responsabilidade, amizade e amor ao próximo.

     Agradecemos a visita ao nosso blog,

Até a próxima!


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